O Convidado Surpresa

2014

Quatro anos depois da passagem da exposição Cuide de Você, da artista plástica Sophie Calle, por São Paulo, e do lançamento da novela O Convidado Surpresa, de Grégoire Bouillier, em edição brasileira, pela editora Cosac Naify, a companhia paulistana Empório de Teatro Sortido apresenta a adaptação teatral da obra literária, levando aos palcos do Sesc Pinheiros os fascinantes e sinuosos caminhos da história de amor entre os dois artistas – que ganhou enorme repercussão depois do email de separação entre ambos ter se tornado uma exposição de arte mundialmente conhecida.

Cuide de você era a frase que finalizava o email de término da relação que Sophie recebeu de seu namorado, o escritor Grégoire Boullier, e que se multiplicou, a convite da própria artista, por 107 interpretações femininas sobre o fim do amor. Um pouco antes do término do relacionamento se tornar exposição, Boullier publicou O Convidado Surpresa, livro no qual narra em primeira pessoa a história de um grande acontecimento: ser o “convidado surpresa” de uma festa cuja aniversariante, que ele então desconhecia, era a multiartista Sophie Calle – seu futuro grande amor.

Rafael Gomes, que assina a dramaturgia e a direção do espetáculo, apresenta a história de O Convidado Surpresa sob múltiplas perspectivas. Os intérpretes são, a um só tempo, narradores de si mesmos e personagens que abordam o inescapável e insondável do sentimento amoroso. A trama, por sua vez, é costurada no palco com as diversas referências artísticas e literárias que atravessam a história do casal e suas trajetórias criativas.

O Convidado Surpresa - Ficha Técnica

Baseado no romance de GRÉGOIRE BOUILLIER
Dramaturgia e direção RAFAEL GOMES
Elenco MAYARA CONSTANTINO e THIAGO LEDIER
Iluminação MARISA BENTIVEGNA
Cenografia, Figurino e Identidade Visual – PAPAYA MADNESS
Assistência de direção/ operação de som MARCO BARRETO
Operação de luz FABRICIO LICURSI
Em co-produção com EUFORIA PRODUÇÕES
Realização SESC SP

O Convidado Surpresa - Prêmios e temporadas

Estreia
Março de 2014, Sesc Pinheiros, São Paulo – SP.

Histórico e Temporadas
Maio de 2014 – temporada no CIT Ecum – São Paulo – SP
Julho/ Agosto de 2014 – temporada no Teatro do Núcleo Experimental – São Paulo – SP
Março de 2015 – Apresentação no Sesc Ribeirão Preto – SP